quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Ferramentas do coaching aprimoram a atuação do advogado

Coaching Jurídico é um importante aliado para profissionais que buscam alavancar a carreira de forma mais eficaz



Bastante competitivo, o mercado advocatício vem passando por uma grande transformação. Atualmente, não basta ter concluído o ensino superior e ser um bom profissional. Precisa-se desenvolver conhecimentos e habilidades específicas para lidar com as adversidades do cotidiano. 

Esse fenômeno tem feito com que muitos advogados desistam, troquem de carreira ou se dediquem a concursos públicos. É nesse contexto que surge o coaching jurídico como um importante aliado para advogados que buscam alavancar a carreira de uma forma mais eficaz.

Em abril deste ano, a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) criou a Comissão de Coaching Jurídico, a primeira do Nordeste e a segunda do Brasil. Para a presidente da comissão, a advogada Raquel Peres, o Coaching é uma eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, que proporciona mudanças significativas e permanentes. "Vem atender um momento atual de mundo em que o autoconhecimento é muito importante para as pessoas não apenas desenvolver-se pessoal e profissionalmente, mas, principalmente, alinhar carreira e qualidade de vida", disse.

Para tornar isto possível são empregadas técnicas, ferramentas e conhecimentos do coaching. Aplicada por um profissional capacitado e habilitado, chamado coach, essa metodologia visa auxiliar o cliente (coachee) a desenvolver seu potencial máximo. O coaching para advogados estimula os profissionais a desenvolverem competências, talentos, comportamentos e pensamentos que poderão contribuir positivamente no exercício de suas funções dentro do mercado jurídico.

Raquel Peres destaca que quando o advogado trabalha essas habilidades ele desenvolve uma melhor gestão, aumenta a produtividade e o cliente só tem a ganhar. "Ele tem uma atuação mais assertiva. Não é só a técnica que leva o advogado a ter resultados. Ela vem a ser um ingrediente mais que necessário, mas não deve ser vista como única norteadora. O advogado precisa entender que ele pode aprender e desenvolver habilidades, que muitas vezes não aperfeiçoadas. O coaching vem como uma ferramenta para ajudar o profissional a se reinventar, aprimorar e até mudar. É bom não só para o cliente, mas para o próprio escritório que ele integra", disse.

Entre os pontos trabalhados pelo coaching jurídico estão a capacidade de compreender e lidar com pessoas; inteligência emocional; gerenciamento do estresse, da desmotivação e aprimoramento de uma comunicação eficaz, entre outros. "A OAB Pernambuco é uma entidade que está aberta às inovações e ao futuro. O coaching é um segmento que vem reverberando cada vez mais na advocacia e na sociedade. Por essa razão, entendemos a importância de ter a Comissão de Coaching Jurídico na nossa casa, principalmente por se tratar da 2ª comissão do país", disse o presidente da OAB-PE, Bruno Bapstisa.

PE sedia congresso sobre o método 
No dia 12 de setembro, das 15h às 21h, acontece o I Congresso de Coaching Jurídico, Inteligência Emocional, Gestão e Marketing, no auditório da OAB-PE, centro do Recife. O evento conta com a participação do advogado e coach Afonso Paciléo e do Master Coach, PHD em Business Administration, Paulo Vieira, autor de vários best-sellers, entre eles Poder da Ação. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola Superior de Advocacia e o investimento varia de R$ 100 a R$ 200.

Segundo a presidente da Comissão de Coaching Jurídico da OAB-PE, Raquel Peres, o evento tem a proposta de mostrar o conteúdo e a metodologia que já é utilizada em outros lugares do mundo. "O congresso vem para apresentar essa ferramenta, trazer essa metodologia como uma possibilidade para ajudar o profissional a alcançar uma alta performance, obter melhores resultados, trabalhar melhor sua equipe", comenta.

O evento é aberto para advogados, estudantes e o público em geral. " O coaching traz um fôlego novo, pois é uma metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional amplamente difundida em todo o mundo, com foco no aprimoramento de habilidades visando aumento de desempenho e produtividade. Além disso, desenvolver estratégias de competição e aumento de motivação ao longo da carreira", acrescenta Raquel Peres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.