segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Estudantes de vertentes participam de Seminário na UFRPE




Em parceria através do LAHIN - laboratório de história das infâncias do nordeste da Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Educação de Vertentes, os estudantes da rede Municipal das Vertentes da Escola Municipal José Acacio Pessôa das turmas do 8° ano juntamente com a professora Danielly Eloilly e o professor pesquisador da UFRPE Plínio Xavier. Participaram do Seminário “Nada para Nós, sem nós! – 29 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, nesta sexta-feira (29 de novembro). No ato, foram também festejados os 30 anos Convenção dos Direitos da Criança e o dia dos defensores dos Direitos Humanos. O processo de execução do seminário foi coordenado exclusivamente pelas crianças e adolescentes que compõem a Escolinha de Conselhos, projeto da Escola de Conselhos de Pernambuco, financiada pelo CEDCA/PE.

O seminário ocorreu na Universidade Federal Rural de Pernambuco, e os participantes foram acolhidos pela reitora, professora Maria José de Sena, que destacou a importância história da retomada de uma articulação de meninos e meninas como protagonistas na exigibilidade dos seus direitos. Também acolhendo os participantes, o representante do CEDCA/PE, Arnaldo Sampaio, reafirmou o compromisso da instituição em assegurar a participação ativa dos adolescentes na elaboração das políticas públicas que efetivem os direitos humanos.


O seminário que teve início às 8 horas, foi dividido em duas partes. Na primeira, com três mesas de debates constituídas por adolescentes, e na segunda parte 12 oficinas ampliaram o conhecimento sobre as temáticas afins, tais como Educação e Direitos Humanos, Gênero e Identidades, Capoeira e outros movimentos culturais, dentre outras.

Intercaladas por apresentações culturais de adolescentes artistas, as mesas tematizaram as questões das Identidades e diferenças na Escola, a urgência da participação política e a afirmação das estratégias de mobilização.

Na ocasião todos es estudantes de Vertentes participaram ativamente de todas as atividades propostas.










Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.