quarta-feira, 8 de abril de 2020

Ministério diz que 173 pacientes tiveram alta nas últimas 24 horas

Foi a primeira vez que a pasta divulgou esse dado em seu boletim, prometendo que se tornará protocolo



Dados do Ministério da Saúde mostram que 173 pessoas que haviam sido internadas com Covid-19 tiveram alta do leito de enfermaria ou da Unidade de Tratamento Intensivo nas últimas 24 horas. Foi a primeira vez que a pasta divulgou o número de pacientes recuperados da doença causada pelo novo coronavírus.

Os gestores do Ministério da Saúde disseram que pretendem passar a informar os números de pacientes recuperados em breve. O Brasil chegou a 667 mortes pela Covid-19, segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (7). O número representa um aumento de 20% em relação a segunda (6), quando foram registrados 553 óbitos.
Isolamento social
Em entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu a nova orientação que prevê a possibilidade de estados e municípios adotarem um isolamento seletivo, caso cumpram determinadas condições. Ele afirmou que essas orientações foram um pedido dos governadores e o Ministério ofereceu parâmetros.

“Aquilo são princípios. Mas o Ministério da Saúde nunca é quem adota o grau de rigidez. Os estados pediram: deem a nós alguns critérios. Somos um País de 215 milhões. Temos cidades que não têm nenhum caso e fez paralisia total das suas atividades”, comentou Mandetta.

“Não estamos falando de abrir tudo. Por precaução, se tenho metade dos leitos disponíveis, é razoável que comece a vida voltar à normalidade. Não podemos ter movimento de manada, achando que lugares são iguais. Mas é óbvio que em determinadas situações, em localidades, a depender do contexto epidemiológico, o gestor pode estabelecer bloqueio total”, acrescentou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

No estado do Rio de Janeiro, o governo emitiu decreto liberando o comércio de 30 municípios onde não há casos do novo coronavírus. Em Minas Gerais, 150 municípios flexibilizaram as regras de distanciamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.