quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Julho apresenta geração positiva de empregos em Caruaru

Lojas do comércio apresentam boa movimentação (Reprodução/TV Jornal Interior)

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, teve geração positiva de empregos no mês de julho, com 409 novas vagas abertas. Desde o início do ano, o saldo de admissões e demissões resulta em 2.818 postos de trabalho fechados.

Por causa da pandemia da covid-19, várias empresas - que estavam fechadas - precisaram demitir ou suspender os contratos dos funcionários. Com a reabertura dos setores, a situação começou a melhorar. A demanda reprimida gerou um aquecimento nas vendas nas últimas semanas, o que faz com que algumas empresas precisem aumentar o quadro.
"Quando começou essa pandemia, a gente foi obrigado a afastar algumas pessoas, a fazer a redução de carga horária. A gente tinha 39 funcionários, ficamos somente com 20. Depois que o comércio começou a reabrir, a gente chamou algumas pessoas que tinham sido demitidas e começou a fazer novas admissões", contou o gerente de uma loja do centro, Adriano de Lima.
A vendedora Jucielma Freire foi uma das que perdeu o emprego durante a pandemia e chegou a passar quatro meses em casa. 
"Foi bem difícil, porque eu não esperava. Logo quando reabriu as lojas, eu fui contratada de novo. Estou em [contrato de] experiência, estou gostando, graças a Deus", comemora.
A também vendedora Thamires da Silva havia sido contratada no fim do ano passado por uma empresa, mas foi demitida com o fechamento das atividades econômicas. 
"Passei quatro meses em casa, sem saber qual dia ia voltar o comércio. Quando eu soube, fiquei muito feliz".
O auditor da Secretaria do Trabalho Francisco Reginaldo destacou que a flexibilização dos setores da economia refletiu nos números, mas disse que o desemprego ainda é muito alto e é preciso observar a tendência dos próximos meses: 
"Os números de julho são positivos e importantes. Quebrou uma sequência negativa que vinha acontecendo desde a instalação da pandemia no País, afetando fortemente o mercado de trabalho". Os setores que mais contrataram em julho foram a indústria, o comércio e a construção civil.
Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.