quinta-feira, 22 de abril de 2021

Empresa sediada no Recife suspeita de golpe com vacina dizia a prefeituras que tinha 500 mil de doses

Empresa tinha sede no Recife, em um condomínio empresarial, no bairro de Casa Forte - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Montserrat Consultoria, empresa sediada no Recife, afirmava a prefeituras de municípios do Brasil que tinha um lote de 500 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 do laboratório AstraZeneca para vender.

A empresa foi alvo, nesta quinta-feira (22), da Operação Sine Die - sem data, em latim -, deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que classificou a oferta como um golpe.

Entre os municípios que receberam a oferta, estão Duque de Caxias e Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e Porto Velho, em Rondônia. Não há registro de prefeituras vítimas do golpe em Pernambuco e ainda não foi informado se alguma prefeitura chegou a pagar à empresa pelas doses supostamente adquiridas. Pelo menos 20 prefeituras teriam sido contactadas pelos golpistas.

A consultoria ofertava os lotes da vacina da AstraZeneca por meio de uma empresa norte-americana pelo valor de US$ 7,90 (aproximadamente R$ 44) cada dose. No entanto não havia nenhuma garantia de que as vacinas seriam entregues.

Em Pernambuco, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em duas residências no Recife e no Empresarial Casa Forte Corporate, em Casa Forte, Zona Norte do Recife; e em uma residência em Muro Alto, em Ipojuca, no Litoral Sul do Estado.

As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal Especializada do Rio de Janeiro. No estado pernambucano, participaram também da operação a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Rodoviária Federal.

Pelo contrato apresentado pela empresa, as cidades deveriam realizar o pagamento antecipado por meio de "swift" (remessa internacional) ou carta de crédito no momento da suposta postagem das doses em Londres, no Reino Unido.
“Nas reuniões com os prefeitos, eles se passavam por representantes da Ecosafe Solutions, na Pensilvânia (EUA). Eles alegavam que essa empresa americana recebeu 500 milhões de doses por ter financiado os estudos da vacina”, explicou o delegado Thales Nogueira, titular da Delegacia de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DCC-LD) do Rio de Janeiro.
As investigações verificaram que a Ecosafe, além de ter sido recentemente criada, utiliza como endereço um escritório de coworking e oculta os dados de registro de seu site.

A AstraZeneca informou que todas as doses da vacina contra a Covid-19 em produção pelo laboratório estão destinadas a consórcios internacionais como o Covax Facility e contratos com países.

O fabricante afirmou que não há doses remanescentes para serem comercializadas com estados, municípios ou entidades privadas.

Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de organização criminosa e estelionato contra a administração pública.

Em visita da reportagem da Folha de Pernambuco ao Casa Forte Corporate, empresarial onde a Montserrat Consultoria tem sede, não havia ninguém da empresa para falar sobre assunto.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.