quarta-feira, 19 de maio de 2021

Recife abre vacinação para pessoas com comorbidades de 18 anos ou mais

Foto: Iggor Gomes/PCR

Pessoas com 18 anos ou mais, que apresentam qualquer tipo de comorbidade, começam a ser vacinadas contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (19). O anúncio, feito na noite desta terça-feira (18) pelo prefeito do município, João Campos (PSB), acontece horas depois de Pernambuco receber mais 255.100 doses do imunizante Astrazeneca/Fiocruz.

De acordo com a prefeitura, o grupo contemplado pode realizar o agendamento a partir das 20h desta terça, através do aplicativo Conecta Recife ou do site do município. No momento da vacinação, que será iniciada nesta quarta nos pontos de imunização da capital pernambucana, será necessário apresentar laudo médico que indique o tipo de comorbidade do paciente ou declaração de comorbidade, que está disponível no Conecta Recife e deve ser preenchida e assinada por um médico.
"Os documentos anexados na plataforma da prefeitura também devem ser levados no dia agendado para a vacinação. A declaração ou o laudo precisam ser originais e ficarão retidos no local", disse em nota a prefeitura.
Pernambuco recebeu nesta terça mais 255.100 doses do imunizante Astrazeneca/Fiocruz, que, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), será destinado para a primeira dose da população com comorbidades e das pessoas com deficiência cadastradas no BPC, além da segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos.

Pontos de Vacinação

Recife conta com 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Comorbidades no PNO

Diabetes miellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial persistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular;Imunossuprimidos; Pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; Hemoglobinopatia grave; Cirrose hepática.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.