sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Professores de Vertentes realizam audiência para tratar sobre os precatórios do FUNDEB


Na última quinta-feira (21), professores de Vertentes realizaram uma audiência para discutir sobre uma luta travada há alguns anos: os precatórios do Fundeb. A reunião teve início às 14h e contou com a presença de figuras importantes.


A luta dos professores de Vertentes em busca dos direitos em relação aos precatórios do FUNDEB (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) ganhou mais um capítulo importante. Discentes, vereadores, companheiros de luta de Toritama e assessores jurídicos do deputado federal Fernando Rodolfo (PL) estiveram presentes na audiência realizada nas instalações do Sindicato Rural de Vertentes.


Em relação ao local, a princípio o SINDUPROM (Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino do Estado de Pernambuco) requereu ao poder legislativo de Vertentes, na pessoa da vereadora e presidente da casa legislativa Elba Leal (DEM), a disponibilização do espaço da Câmara dos Vereadores para a realização da reunião, não obtendo resposta favorável. No ofício, assinado pela vereadora Elba, havia também a declaração de que não havia interesse por parte da casa legislativa de participar do encontro com a comissão dos professores.


Com mais uma negativa da presidente da câmara em ceder o espaço, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vertentes (STR) disponibilizou o espaço para que a reunião ocorresse. A audiência contou com figuras importantes, como a comissão dos professores, os vereadores Pedro Panela (PSD) e Marcone Costa (PSD), bem como de representantes da classe da cidade de Toritama. O deputado Fernando Rodolfo (PL), exímio defensor da luta dos precatórios e sempre presente nessas discussões - recentemente, inclusive, esteve em Toritama discutindo sobre o mesmo assunto -, não pode estar presente, mas encaminhou seus assessores jurídicos, que explicaram todo o processo dos direitos dos professores.


O vereador e um dos primeiros defensores da causa na cidade, Kleiton Vieira (PSD) não pôde comparecer por motivos pessoais. Apesar de convidados, o gestor do município, Romero Leal (PSDB), bem como a secretária de educação, também não estiveram presentes na reunião.


A categoria dos professores busca respostas em relação ao motivo de ainda não terem, segundo eles, os direitos cumpridos, já que a lei é válida e a receita encontra-se disponível para a realização desses pagamentos.


Da redação do Blog Vertentes Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.