sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Prefeitura de Vertentes envia projeto para a Câmara de Vereadores que prevê rateio do FUNDEB aos profissionais da educação


O prefeito de Vertentes, Romero Leal, informou nesta quinta-feira (25), através das redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal, que enviará nos próximos dias para a casa legislativa da cidade um projeto que visa o pagamento dos 10% restantes do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) dos anos de 2020 e 2021 aos professores.


O pagamento acontecerá em forma de rateio entre todos os profissionais comissionados e efetivos da pasta da educação, não sendo divulgado uma estimativa de valor, pois, segundo o prefeito, o setor financeiro da prefeitura aguarda a verba que deverá ser depositada nas arcas da prefeitura até o dia dez de dezembro. Só após isso é que os valores poderão ser confirmados, mas, de acordo com o prefeito, o valor “será satisfatório tanto para o pessoal efetivo da educação, quanto para os contratados”.

Essa “bonificação” que será destinada aos profissionais da educação é que algo previsto nas normas do FUNDEB. Antes, 60% da verba deveria ser dividida entre os professores, agora o valor chega a 70%. Com isso, as prefeituras serão obrigadas a pagar os 10% de diferença, que será o caso de Vertentes, que pagará valores referentes aos anos de 2020 e 2021.

Aproveitando a oportunidade para fazer menção aos salários em dia, o gestor informou que o bônus não é um décimo terceiro, já que esse se encontra pago a todos os funcionários da prefeitura, inclusive os profissionais da educação - inclusive, desde o mês de outubro.

No vídeo divulgado, o prefeito aparece ao lado da sua irmã e presidente da câmara Elba Leal, onde, juntos, comentam sobre a expectativa que o projeto seja aprovado de forma unânime na casa legislativa. A proposta vai para a apreciação da comissão competente na próxima terça-feira (30), indo para primeira votação no dia seguinte e para segunda votação uma semana depois, no dia oito de dezembro.

Vale salientar que esses valores não fazem referência aos precatórios do extinto FUNDEF (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental), que é motivo de lutas e embates jurídicos dos professores há anos.

Da redação do Blog Vertentes Notícias
Com informações da Prefeitura de Vertentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.