segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Abertura de anexo do Mercado de São José prevista para este semestre

Renata DortaDo NE10
Com espaço amplo, prédio anexo fará conexão entre o Mercado de São José e o Cais de Santa Rita / Foto: Luiz Pessoa/NE10
Com espaço amplo, prédio anexo fará conexão entre o Mercado de São José e o Cais de Santa RitaFoto: Luiz Pessoa/NE10
Após 26 anos, o histórico e centário Mercado de São José, no Centro do Recife, finalmente ganhará o seu anexo. Com inauguração prevista pela Prefeitura do Recife para este semestre, o prédio funcionará onde eram os antigos supermercados Nova Vida, Ibérico e Balaio, com entradas para a Rua da Praia e para o Cais de Santa Rita.

A promessa da construção é do final de 1989, quando parte do mercado foi destruída por um incêndio. A reinauguração foi em março de 1994, quando, por ordem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os boxes que antes funcionavam agregados ao mercado foram colocados na rua ao lado, à espera de um novo local. Passadas várias gestões municipais, a reforma do prédio do anexo, orçada em R$ 350 mil, só começou no final de maio 2014.

O anexo contará com 110 boxes tipo estande, vendendo ervas medicinais, produtos naturais e frios, bomboniere, fiteiros e lanchonetes, além de banheiro para funcionários e clientes. Por se tratar de uma área de preservação, as fachadas do local foram mantidas como eram originalmente. 

  • 1
  •  
  • 2
  •  
  • 3
  •  
  • 4
  •  
  • 5
  •  
  • 6

Anexo Mercado de São José

Uma das entradas para o anexo fica de frente para o Mercado de São José.
Crédito: Luiz Pessoa/ NE10

Anexo Mercado de São José

Fachada original do prédio foi mantida e pintada com as mesmas cores do mercado.
Crédito: Luiz Pessoa/ NE10

Anexo Mercado de São José

Rua onde funciona a feira livre e as barracas de produtos naturais servirá como apoio ao turismo no Bairro de São José.
Crédito: Luiz Pessoa/ NE10

Anexo Mercado de São José

Vielas estreitas e escuras deixarão de existir.
Crédito: Luiz Pessoa/ NE10

Anexo Mercado de São José

Feirantes comentam ter medo de sair do lado do mercado e perder a clientela.
Crédito: Luiz Pessoa/ NE10

Anexo Mercado de São José

Conceição Tavares, presidente do Sindicato dos Comerciantes e Locatários do Mercado, está feliz. Mais conforto para comerciantes e clientes.
Crédito: Luiz Pessoa/ NE10


O público que frequenta o comércio da região passa em frente aos tapumes no final da Rua da Praia e desconhece a existência do anexo. A dona de casa Sheila Cavalcanti Coimbra, 64 anos, não fazia ideia que as barracas onde sempre compra produtos naturais e ervas medicinais estão de mudança. Surpresa, aprovou “plenamente” a ideia. "Sempre fica muito complicado para as barracas funcionarem em dia de chuva forte. Se for para a melhorar, que seja feito".
Barraca de José Davi de Lima está em local de pouca visibilidade. Com anexo,eleprevê aumento nas vendas
Barraca de José Davi de Lima está em local de pouca visibilidade. Com anexo,eleprevê aumento nas vendasFoto: Luiz Pessoa/ NE10
Se para a clientela é novidade, para os barraqueiros o clima é de ansiedade e comemoração. "É sair do inferno e para ir o céu", vibra Conceição Tavares, comerciante na rua e presidente do Sindicato dos Comerciantes e Locatários dos Mercados Públicos de Olinda, Recife e Jaboatão. O comerciante José Davi de Lima, há 30 anos trabalhando no mercado, vê no novo local a possibilidade de melhorar as vendas, pois segundo ele a área onde está localizado seu negócio é esquecida e tem pouca visibilidade.

FEIRA LIVRE – o plano de reordenamento no entorno do mercado também prevê a saída da feira livre do local, e os estandes de frutas e verduras serão realocados para o Cais de Santa Rita. Diferentemente dos barraqueiros, entre os feirantes o clima é de resistência. Edna Maria dos Santos, há mais de 40 no ramo, duvida se a ida para o Cais de Santa Rita será eficaz e confessa ter medo que as pessoas deixem de comprar, pois a “feira não estará tão próxima ao mercado”.
À frente do projeto de reordenamento, o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, diz entender o receio dos que trabalham no local, mas promete que a prefeitura dará apoio, inclusive para os que “chegaram por último” e estão em situação irregular. Segundo ele, o espaço do cais terá capacidade de atender a todos.

Mudança no entorno visa também à integração mais forte do Mercado de São José com o turismo
Mudança no entorno visa também à integração mais forte do Mercado de São José com o turismoFoto: Luiz Pessoa/ NE10
TURISMO – Com a inauguração do anexo e a saída da feira livre, a prefeitura tem planos para a utilizar a rua no entorno do Mercado de São José como aparelho de apoio ao turismo. Na via funcionará uma parada para vans e ônibus que trazem turistas para área. De acordo com o João Braga, planos futuros ainda preveem que algumas das ruas no bairro de São José sejam transformadas em vias exclusivas para pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.