quarta-feira, 24 de julho de 2019

Pelo menos cinco mortes por causa das fortes chuvas desta quarta

Entre os mortos está uma senhora de 78 anos



As chuvas que tomaram conta de boa parte da Região Metropolitana do Recife (RMR), na manhã desta quarta-feira (24), causaram pelo menos cinco mortos, segundo o Corpo de Bombeiros, além de diversos pontos de alagamento e deslizamentos. Entre os mortos está uma senhora de 78 anos. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas mortes ocorreram na Estrada do Passarinho, outras duas na Rua Aquarela e Rua Arcoverde, todas no bairro de Águas Compridas, em Olinda, e outra no bairro de Dois Unidos, no Recife, onde houve também uma queda de árvore. Na Estrada do Passarinho, houve um deslizamento de terra.


Os moradores de Olinda e Paulista, ambas na RMR, estão passando por bastante transtorno. De acordo com uma moradora, “a situação está bem difícil. O pior é que a gente precisa trabalhar, mas não está conseguindo. Sempre que chove é essa história. Os patrões acabam achando que a gente não vai porque não quer. Mas, eles não conseguem ver que a situação fica terrível. Alaga muito e essa água acaba impossibilitando a saída da gente”, relatou a comerciante Neide Melo. 

Chuvas
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que a intensidade das chuvas no Grande Recife e Zona da Mata devem diminuir, mas persistem durante todo o dia.

A Defesa Civil de Olinda informa que os moradores que moram em locais de risco e precisarem de auxílio do órgão podem entrar em contato através dos números (81) 3429-9838 / 0800-281-2112 ou no WhatsApp (81) 9266-5307. 

Por meio de nota, a Defesa Civil do Recife informou que registrou 101 mm de chuvas nas últimas seis horas na Cidade, o correspondente a oito dias segundo a média histórica para o mês de julho, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A nota informou ainda que, o órgão ratificou a orientação para que os moradores das áreas de risco deixem seus imóveis devido ao solo encharcado por causa das chuvas contínuas que caem sobre a capital desde o final de semana e busquem locais seguros.

O comunicado informa que a para minimizar os efeitos das fortes chuvas, a Prefeitura do Recife está atuando com cerca de mil profissionais da Defesa Civil, Emlurb, CTTU, Guarda Municipal e outros órgãos nas ruas e áreas de risco da Cidade. O trabalho das equipes de diversas secretárias e órgãos da Prefeitura do Recife, nas áreas de morro e também nas principais vias da cidade ajudaram a mitigar os efeitos da chuva. A rede municipal de ensino, cuja volta às aulas está prevista para hoje, irá funcionar normalmente.

A Secretaria de Defesa Civil do Recife afirma que mantém um plantão permanente e que pode ser acionada pelos residentes através dos números 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.