quinta-feira, 25 de junho de 2020

Agreste: Secretário de Saúde visita Hospital Mestre Vitalino para acompanhar ações

Fotos: Miva Filho/SES-PE

Municípios de Caruaru e Bezerros viverão isolamento social rígido a partir desta sexta-feira (26.06)

Enquanto o restante do Estado tem reduzido o número de casos e óbitos pela Covid-19, a região do Agreste, principalmente os municípios de Caruaru e Bezerros, registrou aumento expressivo na disseminação da doença. Para acompanhar o cenário local e as ações desenvolvidas pela gestão Estadual, o secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou, na manhã desta quinta-feira (25.06).

O Hospital Mestre Vitalino (HMV), uma das referências na região para tratamento do novo coronavírus, onde conferiu o fluxo da unidade e as atividades do hospital de campanha instalado na área externa do serviço. 

Os dois municípios foram responsáveis por 71% do aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Agreste. A região pulou de 267 para 358 casos de SRAG na última semana. Em Caruaru, esse salto foi de 97 para 152 casos, o que equivale a 42,4% do total da região. Já no município de Bezerros, o avanço foi de 27 para 37 casos (10,3% do total).


Por isso, o Governo de Pernambuco decretou, na última terça-feira (23.06), a restrição do funcionamento das atividades econômicas nos municípios de Caruaru e Bezerros apenas aos serviços essenciais. A partir desta sexta-feira (26.06), a população das duas cidades só poderá sair de casa para ir a supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde. A determinação segue até o dia 5 de julho. Nos dois municípios também será permitido, ao longo desses dez dias, o funcionamento das atividades industriais, da construção civil (com 50% da capacidade) e de restaurantes para delivery.

O secretário reforçou, durante a visita, que os municípios, precisam aumentar a taxa de isolamento social para impactar positivamente os números da doença nas localidades.

"Para se ter uma ideia, em todos os dias após o isolamento social rígido na capital pernambucana, apesar de ter maior população e maior número de atividades reabertas, Recife teve maior índice de isolamento do que Caruaru. Queremos que o índice de isolamento social atinja um patamar superior a 60% nesta região”, apontou André Longo. 
“Precisamos que, durante esses dez dias, a população desses dois municípios só saia de casa para o que for verdadeiramente essencial. E, se precisar sair, que adotem medidas de prevenção contra a doença, como o uso obrigatório de máscaras. Queremos uma redução da velocidade de crescimento de casos na região para, assim, preservar a saúde e a vida dos moradores, tanto de Caruaru quanto de Bezerros", ressaltou.
O secretário estadual de Saúde advertiu, ainda, que todo o Agreste está sob alerta e que outras cidades da região podem entrar também em isolamento social rígido. 
"Caruaru e Bezerros foram escolhidos pelo aumento de casos, mas é preciso entender que todo o Agreste deve colaborar. Se o cenário não mudar, poderemos adotar outras medidas, inclusive para outros municípios da região". 

LEITOS - Atualmente, apenas em Caruaru já são 143 leitos dedicados à Covid-19, sendo 74 de UTI, abertos pelo Governo de Pernambuco. Depois do Recife, é a cidade com mais leitos abertos pela gestão estadual. As vagas estão distribuídas no Hospital Regional do Agreste (18 leitos de UTI e 19 de enfermaria) e no Hospital Mestre Vitalino – unidade que já conta com 106 leitos efetivamente ativos, sendo 56 de UTI. A grande expansão de leitos no Agreste só foi possível graças à abertura de um Hospital de Campanha no próprio HMV, que iniciou a ativação de leitos na semana passada. Na próxima semana, serão abertos 4 novos leitos de UTI no Mestre Vitalino e, ao longo das próximas, outras 62 vagas de enfermarias no Hospital de Campanha da unidade. 

RECURSOS HUMANOS - Para essa imensa rede funcionar, foi colocado em prática um dos maiores planos de convocação de profissionais de saúde da história de Pernambuco. Ao todo, já foram quase 8 mil novos profissionais, entre concursados e aprovados em diversas seleções. Além disso, 1.869 profissionais, que estavam atuando em ambulatórios, foram recrutados e passaram para a linha de frente da rede hospitalar ou para atendimento no aplicativo atende em casa. Do total de novas vagas, 208 foram abertas em Caruaru.

Da redação do Blog Vertentes Notícias 
Com informações e texto Wendell Galdino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.